quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeitos devem pagar as contas deixadas por Gestão Anterior



A maioria dos internautas que participaram da enquete do Blog, encerrada nas primeiras horas de hoje, acredita que os Prefeitos empossados em 1º de janeiro, devem assumir os compromissos deixados pela Gestão Anterior.

85% ou 99 dos 121 participantes da enquete dizem acreditar que as dívidas são da Prefeitura e não do Prefeito que deixou o Governo em 31 de dezembro de 2012. Desses, 61%, responderam que “as dívidas são da Prefeitura e não dos Prefeitos” e 24% confirmaram que “quem trabalhou, prestou serviço ou forneceu, merece receber”. 


Em contrapartida, 19% ou 22 internautas, dizem não ao pagamento das despesas das gestões anteriores. 6% desse total confirma a afirmação que “os credores e funcionários devem entrar na justiça para receber” e 13% foram ainda mais radicais e atestaram: “cada qual que pague as suas contas”.   


De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, é proibido que um Prefeito termine seu mandato com restos a pagar que excedam a receita dos Municípios. Caso aconteça, os antigos gestores podem ser punidos, inclusive, com a perda de direitos políticos e, em alguns casos, serem acionados judicialmente, podendo até pagar multas, devolver recursos e ter bens indisponibilizados pela Justiça. Todavia, a queda nos repasses, sobretudo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que compõe a maior parte da arrecadação dos Municípios, são os motivos alegados pelos ex-prefeitos para deixarem as dívidas.  


Em algumas cidades do Agreste Meridional, como Iati, Saloá e Correntes, os ex-prefeitos deixaram servidores sem receber salários. Já em Garanhuns, a informação é que prestadores de serviço e fornecedores ficaram sem receber. 


Em Saloá, o Prefeito Ricardo Alves (PMDB) já anunciou que efetuará o pagamento dos servidores. Em Iati, um acordo foi firmado junto ao Ministério Público, funcionários e o Prefeito Padre Jorge (PTB), prevendo que nos próximos 90 dias a Prefeitura anunciará, depois de um estudo, como se dará o parcelamento da dívida herdada da gestão anterior. Informações dão conta que os servidores de Iati têm a receber os meses trabalhados de novembro e dezembro. Em Correntes, a dívida é junto aos profissionais da Educação e se refere ao mês de dezembro. O atual Prefeito, Edimilson da Bahia (PSB), esta concluindo um relatório a ser enviado ao Tribunal de Contas e revelou o seu desejo em pagar aos servidores. Em Garanhuns, o Prefeito Izaías Régis (PTB) não se pronunciou publicamente sobre o assunto. 


O fato é que o Ministério Público de Pernambuco vem expedindo recomendações aos Prefeitos para que realizem levantamentos do atraso no salário dos servidores municipais ativos e inativos desde a administração anterior e orienta os gestores a tomar providências para sanar o débito  imediatamente. Os prefeitos de Bezerros, Condado, Palmeirina e Inajá já foram notificados. A orientação do MP é de que o levantamento do atraso no salário dos servidores seja enviado tanto ao Ministério Público quanto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Outra orientação do MP diz respeito às dívidas do município até 31 de dezembro de 2012. Neste caso, devem ser informados com detalhes os nomes dos credores e datas dos vencimentos. O Prefeito deve averiguar os contratos de obras, serviços e fornecedores e suas respectivas situações de pagamento, além de analisar a dívida ativa e tomar medidas para sua quitação. 


A discussão é ampla e tanto os que deixaram, quanto os que assumem o Poder, têm opiniões divergentes sobre o assunto, cabendo aos órgãos de controle e fiscalização a decisão dos méritos, sempre em favor do bem maior: a população.

NOVA ENQUETE – A partir de hoje estamos com uma nova enquete. Queremos saber como você avalia a atuação dos Prefeitos de algumas cidades do Agreste Meridional nesse inicio de Governo. Garanhuns, por ser polo, será a primeira. Então queremos saber: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DO TRABALHO DO PREFEITO DE GARANHUNS, IZAÍAS RÉGIS?. Vamos lá, a sua participação é importante.