quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Câmara de Garanhuns fará Concurso Público



A Câmara de Vereadores de Garanhuns realizará um concurso púbico para provimento de diversos cargos. A informação é do presidente da Casa, o vereador Audálio Filho (PSDC). 

Segundo Audálio, a realização do certame vem atender as recomendações do Tribunal de Contas do Estado, que no ano passado constatou que apenas 8% dos servidores da Câmara são efetivos, contra 92% de cargos em comissão. Atualmente, o Poder Legislativo de Garanhuns possui apenas oito servidores efetivos, desses dois em processo de aposentadoria.
Em seu organograma funcional, a Casa Raimundo de Moraes possui autorização para nomeação de 130 cargos comissionados, todavia, apenas parte desse total, esta preenchido. 

“Realizando um antigo anseio e atendendo a recomendação do Tribunal de Contas, já constituímos uma comissão que está estudando o setor de Recursos Humanos e oferecerá uma proposta de projeto de adequação da Câmara. Uma certeza: teremos sim o Concurso Público, após a aprovação da Lei será feito o rito necessário para realizarmos. Cargos, quantidades, prazos, só mais adiante saberemos”, registrou o vereador Audálio Filho, em entrevista exclusiva ao Blog.

O fato é que nunca houve um concurso público na Câmara de Garanhuns. A expectativa é de que até o 2º semestre deste ano, o vereador Audálio Filho tenha em mãos o relatório final, para que possa tomar as medidas administrativas e lançar o edital do Concurso.  

OPINIÃO – A desproporção na distribuição de cargos na Câmara de Garanhuns e em praticamente todas as Câmaras Municipais do País é uma triste realidade. Com essa iniciativa, o vereador Audálio Filho vai promover o acesso ao cargo público da forma mais democrática possível e entrará para a história do Município como o primeiro Presidente a realizar um Concurso Público na Câmara de Garanhuns. Parabéns pela iniciativa e que seja breve a sua realização.  

Prefeito de Correntes convoca população e vai expor situação que recebeu a Prefeitura


O Prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia (PSB) vem convocando a população daquele Município a participar de uma Audiência Pública. O Encontro acontece nesta sexta-feira, 1º de março, a partir das 17 horas, defronte ao Palácio Nivaldo Lúcio de Oliveira, sede do Governo Correntino. 

Durante a Audiência, será apresentado aos presentes, inclusive com material impresso, um estudo detalhado das condições que Edimilson recebeu a Prefeitura da gestão anterior. Em entrevista ao Blog em janeiro passado, o Socialista relatou as dificuldades que encontrou ao assumir a gestão: http://www.blogdocarloseugenio.blogspot.com.br/2013/01/prefeito-de-correntes-vai-denunciar.html. 

 A expectativa é que o material apresentado a população seja enviado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. “Queremos que a Justiça faça a sua parte e o povo fique informado das reais condições que recebemos a Prefeitura das Correntes”, registrou Edimilson da Bahia.

Notícias vindas de Correntes dão conta que o Prefeito vem sendo bastante pressionado por conta da falta de postos de trabalho na Cidade. Na solenidade de entrega da ambulância do SAMU, realizada no prédio na Prefeitura na última sexta-feira, 22, o Governante desabafou: “Estou sofrendo muito. A pressão é grande (...); principalmente com o pedido de emprego, que eu não sei mais o que dizer a população. Já expliquei que a situação é complicada e que Correntes esta passando por um momento difícil, mas os pedidos continuam”, confidenciou o Prefeito, que acrescentou: “o povo me ajudou, merece uma oportunidade de trabalho, mas Correntes hoje não se encontra com condições. Vou fazer o possível, mas tudo dentro da legalidade”, ressaltou Edimilson da Bahia, que chegou inclusive a revelar estar passado por problemas de saúde por conta da situação vivenciada na Prefeitura.

CAPOEIRAS – Dudu é multado pelo Tribunal de Contas e Neide Reino muda secretariado


Edson Gangarra e Neide Reino/Foto: BlogCapoeiras.
Por ter comprometido 61,19% da Receita Corrente Líquida da Prefeitura com despesas de pessoal, o Município de Capoeiras teve sua gestão fiscal, pertinente ao 2º quadrimestre de 2012, julgada irregular pela Primeira Câmara do TCE. Pela prática dessa infração, o relator do processo, conselheiro Valdecir Pascoal, aplicou ao prefeito Luiz Claudino de Souza, o popular Dudu, uma multa no valor de R$ 14.400,00.

De acordo com o voto do relator, as justificativas apresentadas pelo gestor de que as despesas com pessoal da Prefeitura não puderam ser reduzidas por fatores externos como queda do PIB e aumento do salário mínimo não prosperaram. O Município em análise teve o prazo duplicado de enquadramento aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas, mesmo assim, não efetuou o ajuste. Também não ficou evidenciada a adoção de medidas eficientes por parte do gestor para a redução das despesas com a folha de pagamento ao que estabelece a LRF que é  54% da RCL.

A Receita corrente Líquida municipal corresponde à soma de todos os impostos e repasses recebidos pelo Município num dado período.

Por essas razões, foi aplicada a multa e ficou determinado que a presente decisão fosse anexada a prestação de contas de Capoeiras do exercício de 2012. O valor da multa deverá ser pago após 15 dias do trânsito em julgado da decisão. Para efetuar o pagamento, o antigo Gestor poderá emitir boleto no site: www.tce.pe.gov.br.

NEIDE MUDA Já a atual Prefeita de Capoeiras, a socialista Neide Reino, resolveu mudar os titulares de duas pastas do seu Governo. Na saúde, saí José Claudio Ferreira, o Claudinho, e assume o Vereador e vice-presidente da Câmara de Capoeiras, Edson Almeida da Costa, o popular Edson Gangarra. 

A outra mudança no primeiro escalão do Governo de Capoeiras foi marcada pela saída da secretária de Finanças, Flávia Reino. O Controlador Geral do Município, Mário Rômulo Calado assumiu a gestão da Pasta. O cargo de Controlador está vago.

Informações do Blog Capoeiras registram que Claudinho continua no Governo e assumirá a direção do Laboratório Municipal, enquanto que Flávia Reino reassume as suas atividades na UFRPE, de onde havia se licenciado para assumir a gestão do setor financeiro do Governo Neide Reino.

Hoje é o último dia de inscrição para o Programa CNH Popular


Termina hoje (quinta-feira, 28) o prazo de inscrição para o Programa CNH Popular 2013. É uma chance, para quem quer tirar, sem nenhum tipo de custo, a primeira Habilitação.

São 3.600 vagas para aqueles que ainda não dispõe do documento. Além destas vagas, outras 14,4 mil são endereçadas a quem busca pela mudança ou adição de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também a desempregados e trabalhadores de baixa renda . Todas as vagas do Programa são divididas, em igual proporção entre Região Metropolitana e Interior.

Entre os grupos favorecidos pelo Programa estão alunos do ensino público e pessoas atendidas por programas assistenciais como o Bolsa Família e o Chapéu de Palha. A inscrição é feita pela Internet, no site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br.

Eduardo avisou a Dilma e a Lula que será candidato


Essa é destaque na Folha de Pernambuco:

“Apesar de não falar publicamente sobre sua candidatura, alegando que o momento é de ajudar a presidente Dilma Rousseff (PT) a vencer 2013, o governador Eduardo Campos (PSB) já preparou a petista sobre a possibilidade de enfrentá-la na disputa presidencial do próximo ano. Segundo interlocutores do socialista, Eduardo já disse “olho no olho, falando para Dilma” que se ela não conseguir alterar o cenário da economia brasileira, o PSB vai lançar candidato.

O alerta teria sido feito na Base Naval de Aratu, quando a presidente recebeu Eduardo e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), para um almoço no início do ano. Segundo uma fonte socialista, Eduardo já teria confessado a intenção à presidente, “para depois ninguém dizer que ele não avisou”. “Ele disse, porque depois ninguém pode chamá-lo de traidor e dizer que foi pego de surpresa”, relatou o interlocutor.

O ex-presidente Lula também já teria recebido o alerta de Eduardo logo após o resultado das eleições municipais. O PSB teve um dos maiores crescimentos em 2012 e isso já teria feito Eduardo assumir essa postura.

Nos bastidores do PSB, há um sentimento de que o governo de Dilma não terá sucesso neste ano. Isto porque a petista está trabalhando para manter a base unida e teria que reunir aliados que poderiam atrapalhar a sua gestão, como Valdemar Costa Neto (PR) e Carlos Lupi (PDT), que estão envolvidos em escândalos de corrupção, mas que ainda procuram espaço para voltar ao Governo”.