sábado, 29 de junho de 2013

EXCLUSIVO - Izaías anuncia nova edição do Bienal do Livro em Garanhuns. Evento será ainda maior que em 2012



O Prefeito Izaías Régis (PTB) acaba de passar a informação, em primeira mão, de que Garanhuns vai voltar a sediar a Bienal Internacional do Livro do Agreste Pernambucano.

O Evento, realizado de forma pioneira em 2012, volta ainda maior em 2014. Serão 120 metros quadrados de área e 60 expositores. O período do Evento ainda esta sendo fechado pela Prefeitura e a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (ANDELIVROS), todavia, de acordo com Régis, a 2ª edição da Bienal acontece entre os meses de agosto e setembro do próximo ano.

Na edição do ano passado, a Bienal homenageou o escritor Luis Jardim, o educador Paulo Freire e musicista, cantor e compositor Luiz Gonzaga. Cerca de 100 mil títulos foram expostos e mais de 80 editoras participaram da realização, aquecendo o cenário cultural e econômico da região do Agreste. O Evento aconteceu entre os dias 9 a 16 de setembro, na Esplanada Guadalajara e no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

A festa do conhecimento, como foi batizado o Evento, é idealizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e organizada pela It! Comunicação & Eventos e conta com os patrocínios da Prefeitura de Garanhuns, do Ministério da Cultura/Governo Federal, da Empetur e do SESI/SENAI e os apoios da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e da Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Programação do Festival Gospel é divulgada



Enquanto Garanhuns e boa parte do Nordeste aguarda a divulgação da grade de programação da 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, a organização do Polo Gospel, voltado ao público evangélico e àqueles que curtem o segmento musical, já fechou a sua programação. 

O Polo, que neste ano chega a sua sétima edição, terá novamente como sede a quadra do Colégio Presbiteriano XV de Novembro e acontece no período de 20 a 27 de julho. Nomes como Marcos Antônio, o Negão Abençoado e Alex Gonzaga, da Banda Novo Som, dividem palco com atrações locais, regionais e de renome nacional. 

De acordo com Sérgio Marcos, produtor musical do Polo Gospel, a novidade deste ano é o palco, já que o Colégio vem construindo um espaço específico para eventos desse porte. Ele também diz acreditar que o púbico neste ano deve aumentar em relação às edições anteriores. “Esperamos um publico médio de 5 a 6 mil pessoas. Acreditamos que por conta da programação e pela repercussão que o Palco já atinge, teremos mais expectadores nesta edição”, salienta Marcos. 

O Polo Gospel que surgiu a partir de uma inciativa do vereador Zaqueu Lins (PDT) conta com o patrocínio da Prefeitura e do Governo do Estado, através da FUNDARPE. Confira a programação: 

PROGRAMAÇÃO 
POLO GOSPEL – 23º FIG

Dia 20 (sábado) - Willian Nascimento. 

Dia 21 (domingo)- Marquinhos Maraial.

Dia 22 (segunda-feira)– Joel Jordão. 

Dia 23 (terça-feira) – Marcos Antônio (Negão Abençoado). 

Dia 24 (quarta-feira)– Atrações da Assembleia de Deus.

Dia 25 (quinta-feira)– Armando Filho. 

Dia 26 (sexta-feira)– Emerson Augusto.

Dia 27 (sábado) – Alex Gonzaga, da banda Novo Som.

Cidadão reclama de aprovação de loteamento e critica Governo Izaías. Secretário esclarece fato e sai em defesa da sua equipe


O leitor Luís Marcus Alvorada enviou comentário ao Blog, quando fez algumas criticas ao trabalho desenvolvido pelo Governo Izaías Régis e de forma mais direta aos profissionais que integram a secretaria Municipal de Planejamento, confira: 

“A Acessibilidade no Governo de Isaías não saiu do discurso Enquanto os entulhos dominam as calçadas e as ruas em Garanhuns, com a total conivência da Secretaria de Serviços Públicos, que não pune e não fiscaliza as obras, enquanto as casas e prédios de mais de um andar avançam por sobre a calçada, quase encostando nos fios, impedindo as ampliações futuras das vias, também com a conivência da boa amiga Secretaria de Serviços Públicos, agora é a vez da Secretaria de Planejamento pisar na bola. A equipe da Secretaria de Planejamento, que é exatamente a mesma da gestão do Luís da Farmácia, com exceção apenas do Secretário, que é novo (e de Recife), acabou de aprovar em sua Câmara Técnica e, logo a seguir no COMPUR, com a conivência de outros secretários e funcionários da prefeitura, um loteamento com os passeios menores do que exige a Lei Federal. Ou seja, a acessibilidade no governo Isaías é só no discurso. - Luis Marcus Alvorada”. 

O secretário de Planejamento de Garanhuns, Fernando Nunes (foto), observou o comentário e fez questão de usar o seu direito constitucional de resposta. Confira: 

“Li, com especial atenção e com uma ponta de preocupação o comentário feito nesse Blog, pelo Senhor Luis Marcus Alvorada, no dia 25 de junho, relacionado à aprovação, pelo COMPUR,  do projeto de um empreendimento habitacional. Falei de uma ponta de preocupação, exatamente porque o comentário está eivado de meias verdades o que pode prejudicar a percepção dos leitores, que  merecem e desejam ser bem informados.

O primeiro ponto se refere à celeridade do comentarista, que postou sua mensagem às 14 horas e 57 minutos, referindo-se a decisões de “aprovações”, quando a reunião do COMPUR a que se referiu teve início às 15 horas e 15 minutos daquele dia. Portanto, 18 minutos antes de começar a reunião, o jovem estudante já sabia dos resultados.

Outro ponto desconforme refere-se ao que chamou “aprovações”: A Câmara Técnica, em fase inicial de institucionalização, quando formalmente criada, fará apenas pré-análise e o COMPUR recomenda aprovação,  cabendo, com exclusividade, ao Setor Técnico de Análise para Licenciamento da Secretaria de Serviços Públicos a aprovação final e o pertinente licenciamento.

Em relação aos parâmetros do Empreendimento estão todos dentro daqueles que são preceituados pela NBR nº 9050/2004, o que me permite repetir o que disse ao final da apresentação dos empreendedores na reunião do COMPUR, em torno das 16 horas, que: “todas as exigências colocadas pelo COMPUR,  quando da primeira apreciação do projeto na Reunião de 08 de maio deste ano, foram satisfatoriamente atendidas e, mais que isso, em razão das alterações promovidas,  que considerava o projeto como inovador e na vanguarda do conceito de bairro adequadamente planejado.

Finalmente, com todo respeito ao sagrado direito de opinião, discordo do tom jocoso externado pelo comentarista quando se refere ao fato de que a equipe da SEPLAN ser a mesma da Gestão anterior. Discordo porque é uma meia verdade. Foram substituída parte dos profissionais, mas, realço a qualidade técnica, a competência específica, o zelo e a dedicação dos egressos, predicados que mantiveram o tão desejável, quanto necessário, conhecimento e ritmo da Secretaria – Fernando Nunes – Secretário de Planejamento de Garanhuns”. 

ESCLARECIMENTO DO BLOG – O referido comentário foi efetivado às 18 horas e 57 minutos do dia 25 de junho de 2013, haja vista que o Blogger, gerenciador das páginas com terminação: (.blogspot.com.br), adota um atraso de 4 (quatro) horas em seu Sistema. Já tentamos solucionar o problema, mas não conseguimos. Quanto ao comentário e a sua competente resposta, só enaltecem o papel desse meio de comunicação: informar com verdade e responsabilidade.   

sexta-feira, 28 de junho de 2013

ÚLTIMO DIA - Rádio Sete Colinas realiza o sonho de mais uma Noiva de Garanhuns. Sorteio acontece neste Sábado



A Rádio FM Sete Colinas realiza pelo 8º ano consecutivo a promoção Noivas da Sete. A Iniciativa já realizou o sonho de várias noivas de Garanhuns e do Agreste Meridional, pois consiste no oferecimento, totalmente gratuito, de todas as particularidades de um Matrimônio marcado pelo luxo e pela sofisticação.

Os convites; tratamento de cabelo, unha, maquiagem; vestido de noiva; buquê; documentação do Cartório; decoração e trâmites da Igreja; filmagem e fotos; grupos musicais para cerimônia e recepção; bolo da Noiva; buffet; salão de eventos; hotel para lua de mel; jantar a dois, além de todo cerimonial são os benefícios da noiva vencedora.

Para participar da promoção, as interessadas devem entregar cartas na sede da Emissora, localizada no alto da Boa Vista. Não existe número limite de cartas. O Sorteio acontece neste sábado, dia 29 de junho. Já o Casamento esta marcado para o dia 27 de setembro.

“Realizamos esta promoção com o apoio de grandes parceiros. O nosso objetivo é realizar, em grande estilo, o sonho de uma noiva de baixa renda”, registra o radialista Jonas Lira, gerente de programação da Emissora presidida pelo ex-prefeito e ex-deputado Estadual, Ivo Amaral. “A emoção que a candidata sorteada demonstra ao ser contemplada é algo indescritível. Naquele momento começa a concretização de um sonho que parecia impossível”, revela Lira, enfatizando o momento vivenciado pelas sorteadas nas sete edições passadas da Promoção. 

A Rádio Sete Colinas conta com a parceria das empresas: Palácio das Noivas, Alexandre Santana, Studio C Formaturas e Eventos, Pauli & Mila - Bolo de Noiva, Flores de Abril, Buffet Vitória, AABB, Trilha Vídeo e Produtora, Arte e Ambiente Decoração (Marcos Lima), Musical Harmonia, Djair &Banda; Cartório de Registro Civil; Hotel Tavares Correia; Gráfica Primeira Mão e Ateliê Personar´ts, na realização do Noivas da Sete. (A Imagem é apenas ilustrativa)

Izaías recebe organizadores de Protesto. Nova Manifestação será nesta segunda-feira



Na tarde da última quarta-feira, dia 26, um grupo de estudantes que liderou o manifesto popular em Garanhuns no último dia 20 e que vai voltar às ruas na próxima segunda-feira, dia 1º, se reuniu com o prefeito Izaías Régis (PTB). De acordo com o Governo Municipal, a reunião foi marcada ainda antes da manifestação, informação não confirmada pelos líderes manifestantes.  

             O Prefeito, acompanhado por alguns assessores, abriu o encontro relembrando aos estudantes que a campanha que o levou ao Palácio Celso Galvão foi discutida nas ruas, o que ajudou a montar o Plano de Governo discutido por moradores de todos os bairros e distritos do Município. Ainda durante a reunião, a Comissão apresentou a sua pauta, composta por reivindicações a cerca de melhorias no serviço de saúde municipal; ações na área de conservação ambiental; a instituição do Código Sanitário e suas taxas e a Contribuição de Iluminação Pública. O Prefeito Izaías Régis se posicionou com relação a todos os temas apresentados, justificando as cobranças de taxas e relacionando as ações do Governo em atendimento a pauta.

“Embora tenhamos ainda algumas discordâncias sobre alguns assuntos. Agradecemos o ato do Prefeito em nos receber e ouvir nossas reivindicações. O nosso movimento vai continuar e esperamos poder contribuir com avanços para o Município. As cobranças virão, mas queremos sempre ter a possibilidade do diálogo para discuti-las,” externou um dos representantes do movimento.

NOVA MANIFESTAÇÃO – E uma nova manifestação esta marcada para a próxima segunda-feira, dia 1º de julho. O Movimento denominado “Vem pra rua”, aposta num evento pacífico e novamente planeja concentrar os participantes defronte ao Parque Euclides Dourado, a partir das 16h.

Os organizadores pregam a paz e condenam qualquer tipo de vandalismo e depredação; apostam na limpeza urbana; orientam os participantes a levarem documentos de identificação e adotarem uma postura de cautela, caso algum dos participantes venha a cometer algum tipo de vandalismo. “A orientação é para que todos se sentem para que assim a polícia possa identificá-los com mais facilidade”, registra um trecho das recomendações.

O Grupo também não aceita a participação de políticos, nem de agremiações partidárias e pedem que os manifestantes levem materiais, como: apitos; narizes de palhaço; cartazes e Bandeiras. As causas são diversas e vão desde a precariedade na saúde municipal, passando pelo reajuste e criação de novos tributos, até o monopólio e a fiscalização das empresas de ônibus na Cidade, entre outros. 

O percurso será idêntico ao da primeira manifestação e novamente a sede da Prefeitura deve ser o principal ponto de parada dos manifestantes.