sábado, 31 de agosto de 2013

HERÓIS DE GARANHUNS - Guardas Municipais salvam vida e são homenageados pela Câmara



A Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, por unanimidade, votos de aplausos a dois guardas municipais de Garanhuns pela atitude de socorrer Ivan dos Santos Lima, de 24 anos de idade, vítima de uma descarga elétrica num andaime de uma obra, na Praça Souto Filho, bairro Heliópolis. 

O Agente de Autoridade de Trânsito, Wagner Pontes, e o coordenador de Fiscalização de Trânsito, Davi Xavier, passavam pelo local no momento do acidente, que ainda resultou na morte do pedreiro Vladimir Alves de Melo, de 30 anos. 

Segundo Wagner Pontes, a ação de socorro foi rápida. “Estávamos fazendo uma de nossas rondas de rotina, quando percebemos a movimentação de populares no local, que estavam olhando pra cima do prédio. Imediatamente descemos da viatura. Meu colega Davi realizou o trabalho de organizar o trânsito e eu fui socorrer os operários. Quando subi me deparei com um deles caído no chão e o outro, que infelizmente veio a falecer, pendurado no fio. Peguei o que estava mais próximo e levei ao hospital”, detalha ele. 

O requerimento da homenagem foi feita pelo vereador Alcindo Correia (PRB). “Precisamos reconhecer o belo ato dos nossos guardas. Em meio ao risco, a coragem e a vontade de ajudar ao próximo ficou clara. Pedi aos meus companheiros, em plenária, esses votos de aplausos”, comenta. O integrante do Poder Legislativo deverá pedir, ainda, a entrega de medalhas de honra aos guardas. 

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), instituição ligada ao Governo Municipal, promoveu um curso de formação de agentes de trânsito para os guardas municipais em fevereiro deste ano, em que os participantes puderam, dentre as disciplinas, aprender como realizar um socorro de urgência. A realização do curso foi em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) e Corpo de Bombeiros.

Padre Jorge viaja à Brasília em busca de recursos para Iati



O Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB) estará em Brasília-DF nesta terça-feira, dia 3 de setembro. Durante a Agenda na Capital Federal, o Prefeito buscará solucionar pendências de projetos em execução; visitará Ministérios em busca de recursos e participa de audiência com o deputado federal Silvio Costa e o Senador Armando Monteiro, ambos do seu partido, o PTB.

“Vamos buscar solucionar as pendências referentes às obras de construção da Creche Municipal e da escola do povoado Quati, que foram iniciadas na gestão passada e as quais retomamos os seus serviços. A verba esta travada e vamos juntamente com o deputado Silvio Costa tentar sanar as pendências para que os recursos sejam liberados e terminemos estas obras”, ressaltou o Prefeito Padre Jorge, que na tarde da última sexta-feira, 30, promoveu juntamente com o secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira, a inauguração da base do SAMU em Iati (foto acima).   

Ainda em Brasília, o Governante Iatiense vai visitar ministérios em busca de novos recursos e terá agenda política nos gabinetes de Armando Monteiro e Silvio Costa (foto ao lado). “O Deputado nos adiantou que tem boas novidades para Iati, então estarmos em seu gabinete para receber a boa nova”, registrou o Prefeito, que complementa: “já no gabinete do Senador Armando Monteiro faremos uma visita de cortesia, e vamos aproveitar o momento para apresentar algumas solicitações do nosso povo”, concluiu o Padre Jorge. 

ENCONTRO DO PTB – E o Prefeito de Iati esteve prestigiando o encontro de vereadores do PTB de Pernambuco, realizado no último dia 30 de agosto em Caruaru. 

O Evento, liderado pelo senador e presidente estadual do PTB, Armando Monteiro, atraiu não apenas os legisladores municipais, mas também prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de todas as regiões do Estado e de diversas legendas que compõem a Frente Popular de Pernambuco. 

“É importante estarmos presente a este momento de decisão na política pernambucana em que o nosso partido define as suas posições para as eleições de 2014. Tenho certeza que com a nossa participação, o município de Iati fica fortalecido no contexto político estadual”, apontou o Padre Jorge.

Governo de Águas Belas retoma ações do Programa Água Agora



Apesar das chuvas que vem beneficiando o Município, os reservatórios de algumas comunidades rurais de Águas Belas ainda não registram um acúmulo d´água suficiente para suprir as necessidades da população, sobretudo dos criadores de animais.

Para prestar auxilio as comunidades, a Prefeitura de Águas Belas retomou a Operação ÁGUA AGORA, uma ação do Governo Municipal que consiste na instalação de poços artesianos nas localidades rurais do Município. Diversas comunidades já foram contempladas pela ação e agora os assentamentos Lajeiro do Mocotó, Sacão do Garcia e Caroá vêm sendo beneficiados.  

Neste semana, o Prefeito Genivaldo Menezes (PT) esteve visitando, juntamente com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, André Paixão, os pontos que vêm sendo beneficiados pela Operação. “Estamos acompanhando os técnicos na instalação dos poços artesianos. É uma situação difícil, pois as chuvas não estão sendo suficientes para abastecer os nossos reservatórios. Estamos confiantes que essa situação vai mudar, mas enquanto isso não acontece, estamos buscando a água no subsolo para beneficiar o povo águas-belense, sobretudo os criadores da nossa área rural”, registrou o Prefeito Genivaldo Menezes.

Delegado e Prefeitura se pronunciam sobre caso de Trabalhador Eletrocutado



Pode durar por aproximadamente 30 dias o inquérito policial sobre caso do pedreiro eletrocutado na última quinta-feira, dia 29, aqui em Garanhuns. Nesta sexta-feira, dia 30, a polícia ouviu funcionários da obra onde ocorreu a descarga elétrica.

“Temos que ouvir, inclusive, o homem que sobreviveu, quando ele estiver em condições. Também analisar a regularidade da obra e os equipamentos de segurança pessoal. Não é uma investigação simples e podemos pedir o aumento do prazo de 30 dias”, diz Edmilson Batista, delegado responsável pelas investigações do caso.

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Garanhuns informa que a construção do segundo andar não tinha autorização. Edgar Rodrigues, gerente de Fiscalização da Secretaria de Obras,  revelou que não pediu o embargo porque os responsáveis pela obra pediram um prazo para regularizar.

Por meio de nota oficial, a Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) diz que inspecionou o local e “a fiação elétrica está dentro dos padrões de segurança estabelecidos pela Associação de Normas Técnicas”. Ainda de acordo com a Celpe, o operário “entrou, acidentalmente, em contato com a rede de alta tensão”. 

O CASO - O acidente aconteceu enquanto dois pedreiros montavam um andaime no segundo andar da obra na Rua XV de Novembro, no Bairro Heliópolis. Vladimir Alves de Melo, de 30 anos, recebeu a descarga, caiu e morreu no local. O outro trabalhador, Ivan dos Santos Silva, de 24 anos, realizou exame de Raio-X no Hospital Regional Dom Moura e foi levado para o Hospital Municipal, mas já foi liberado. (Com informações do G1 Caruaru)

Governo de Garanhuns esclarece atraso no Pagamento dos Servidores da Saúde



Uma senhora, se identificando como servidora da secretaria de Saúde de Garanhuns, manteve contato com o Blog, informando que o pagamento dos funcionários lotados naquela pasta do Governo Municipal não foi efetuado no dia de ontem, 30 de agosto, como estava previsto em calendário distribuído pela Prefeitura junto aos profissionais de Saúde.

Outra profissional, identificada por Simone também participou ao vivo da programação da Rádio Jornal, e além de denunciar o atraso no pagamento, também questionou a falta do pagamento do repasse do PASEP.

Para esclarecer o assunto, a secretaria de Saúde enviou comunicado a Rádio Jornal: “A Secretaria de Saúde informa aos seus servidores que houve um erro no sistema de informações que envia a folha de pagamento para a Caixa Econômica Federal.

 Este problema já está sendo solucionado e na próxima segunda-feira estará regularizado, ficando assim, o salário disponível nas contas bancárias dos servidores da Secretaria de Saúde na próxima terça-feira, dia 3.

A Secretaria de Saúde informa ainda que embora exista um calendário que prevê o pagamento do salário dos servidores da Saúde para a data de hoje (30), o prazo legal para pagamento da folha é até o dia 10 do mês subsequente”. O Comunicado não fez menção ao atraso no repasse do PASEP.
ATENDIMENTOS MÉDICOS PARA QUILOMBOLAS – As comunidades quilombolas Castainho e Estivas – ambas na zona rural de Garanhuns –, receberam nesta sexta-feira, dia 30, atendimentos especiais de saúde. A iniciativa é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), por meio do Governo do Estado de Pernambuco em parceria com o Governo de Garanhuns. 

A Ação, realizada numa unidade móvel, pretende identificar e tratar casos de hanseníase, tracoma, sífilis e câncer, além de realizar aferição de pressão e teste glicêmico. Durante a ação, o procedimento de teste de HIV também será realizado junto aos quilombolas. O trabalho da equipe da Secretaria de Saúde continuará na próxima segunda-feira, dia 2, no horário das 8 às 15h.