quarta-feira, 30 de abril de 2014

IAUPE divulga resultado do Concurso da Câmara de Garanhuns

Por volta das 19h desta quarta-feira, dia 30, o IAUPE divulgou, através do site www.upenet.com.br  o resultado final do Concurso da Câmara de Vereadores de Garanhuns.

O primeiro Concurso Público da história do Poder Legislativo Garanhuense foi bem concorrido. 3.506 candidatos disputaram as 28 vagas, sendo dessas, seis destinadas aos candidatos com algum tipo de deficiência. Com a divulgação do resultado, a expectativa agora é pela homologação do certame e a convocação dos aprovados.

Vale registrar que com a realização do Concurso, o Presidente da Câmara, o vereador Audálio Ramos Filho (PSDC), não apenas cumpriu orientações dos Órgãos de Fiscalização (Tribunal de Contas e Ministério Público), como também democratizou o acesso ao Serviço Público Municipal.

CONFIRA A LISTA DOS APROVADOS NO CONCURSO DA CÂMARA DE GARANHUNS:  

ANALISTA LEGISLATIVO

DANIELLE MOURA LINS
ADRIANA LIRA DA SILVA (PCD)

AGENTE ADMINISTRATIVO

CÂNDIDO FERREIRA DE FREITAS (1º)
MARCELO TAVEIRA DE MELO (2º)
GYSELLE SANTOS AZEVEDO (3º)
JOSE AMIRTON DE LUCENA JUNIOR (4º)
ALIKAELLI PAULINO DA PORCIÚNCULA (5º)
GLEYDSON MATEUS DE OLIVEIRA PEIXOTO (PCD)

TÉCNICO LEGISLATIVO

JHONATAN PALLMER NASCIMENTO OLIVEIRA (1º)
EUCLIDES LAURINDO DE SOUZA NETO (2º)
CICERO MARCONE FERREIRA PAULINO (3º)
WANESSA PEIXOTO DE BARROS PRUTCHANSKY (4º)
DANIELA OLIVEIRA VILELA (5º)
EMMANUEL LUIZ LISBÔA DE MORAES (PCD)

TÉCNICO DE INFORMÁTICA

CEFANYS DE MORAIS BRAGA

RECEPCIONISTA

ALISSON JORGE DE OLIVEIRA XAVIER
SEFFACY JOKASTA PEREIRA LIMA SILVA (PCD)

TELEFONISTA

ERNESTINA MERCIA SOUSA DE OLIVEIRA

AGENTE PATRIMONIAL LEGISLATIVO

SMMYTH KALLONY MENDES DE ALBUQUERQUE (1º)
JADIEL DE SIQUEIRA FERREIRA (2º)
CLAUDINEI DE ARAUJO CAVALCANTE (PCD)

COPEIRA

VANESSA DE MORAES GONÇALVES

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

LINDIANE PEREIRA VILELA

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

ELESON SEZARIO DA SILVA (1º)
RENATO CARLOS DOS SANTOS (2º)
ANNA RAFAELLY FERREIRA DE LIMA (3º)
RICARDO LUIZ REGIS DA COSTA (4º)
MARCIA DE MELO BARROS (PCD)

(Fonte: http://www.upenet.com.br/)

Concurso da PM de Pernambuco convocará 2 mil para Próximas Fases

Uma boa notícia para os aprovados na prova escrita do concurso público da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) realizado em 2009: subiu para dois mil o número de candidatos a serem convocados para as próximas etapas do certame. 

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS) os participantes que não levaram ponto de corte na primeira fase do certame serão chamados para as demais fases: exames de aptidão física, teste psicológico e exames médicos, todos classificatórios e eliminatórios. Só então, eles realizarão o Curso de Formação Profissional. Processo de licitação para escolha de empresa especializada está sendo organizado pelo órgão.

Em meados de março deste ano, o então governador Eduardo Campos (PSB) autorizou o chamamento de mil pleiteantes ao posto de soldado. O objetivo da medida, segundo o socialista, é suprir as necessidades de segurança da população. O ato assinado por Campos foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 15 de março deste ano. 

De acordo com nota enviada pela SDS, a Câmara de Política de Pessoal (CPP) autorizou “a convocação de dois mil candidatos, que se classificaram acima do ponto de corte, na primeira fase da primeira etapa do concurso público”. Segundo o gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária, Manoel Caetano, o órgão está em fase de construção do processo licitatório para escolha de instituição especializada que organize as fases seguintes do certame. 

Na abertura do concurso, foram oferecidas 2.100 vagas. Até o momento, já efetivaram-se 3.341 concursados, número que supera a quantidade original de oportunidades. Apesar de ter ocorrido em 2009, o processo seletivo da PMPE só foi homologado em 2011. Ele é válido até fevereiro de 2015, devido à prorrogação.

Izaías inicia obras de drenagem e pavimentação no Magano

Tiveram inicio na Rua Carlos Gomes, localizada no bairro Magano, as obras de drenagem e pavimentação asfáltica. A ação em prol da melhoria na infraestrutura urbana da Cidade deverá contemplar, ainda, mais de 60 ruas em cinco bairros de Garanhuns. O prefeito Izaías Régis (PTB), juntamente com o secretário de Serviços Públicos e Obras, Hélio Faustino, e o secretário de Planejamento, Fernando Nunes, assinaram as ordens de serviços no início abril. O investimento, com recursos próprios, totaliza mais de R$ 9 milhões. As empresas, vencedoras do processo licitatório para execução dos projetos, devem começar os serviços ainda neste primeiro semestre de 2014.
Para o morador da Rua Carlos Gomes, Benilton Soares Santiago, de 60 anos, a obra melhorar o acesso a sua rua e trazer mais dignidade aos seus moradores. “Vivo aqui há 25 anos, às vezes não passa nenhum veículo. Agora vai dar uma melhorada até na limpeza, por que veja como tem sujeira, buracos, lama”, comenta.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DAS RUAS QUE CONTARÃO COM O BENENEFICIO DA PAVIMENTAÇÃO EM GARANHUNS:
No bairro Francisco Figueira serão pavimentadas as ruas Roberto Almeida; Antônio Araújo dos Santos; Projetada 01; 19; 21; 23 e das avenidas Radialista Aluízio Alves de Melo e Francisco de Holanda Cavalcante. As obras vão criar uma ligação entre os Loteamentos Manoel Camelo I e II, Morada Nobre e a Cohab II melhorando a mobilidade dos moradores. Ainda no mesmo bairro, as ruas José Dourado e Irmã Dulce serão beneficiadas, além da pavimentação, com drenagem.
Dezenove ruas, no bairro Boa Vista, receberão melhoria da infraestrutura urbana com pavimentação e drenagem, são elas: Carmerinda Vieira de Melo; Antônio Carlos Souto; Vitória; José Brasileiro Vilanova; Vereador João Bezerra Sobrinho, Tabocas; da Inconfidência; Florianópolis; Cuiabá; Fortaleza, Livramento, 1ª Travessa Vitória, Rua Belo Horizonte, Rua Dr Lito de Azevedo (trecho), Rua Manaus, Rua Afonso Notaro, bem com as Avenidas Sul, Avenida da Restauração e Avenida Riachuelo.
No bairro Severiano Moraes Filho, mais precisamente na Comunidade da Massaranduba, irão receber o serviço de pavimentação, as ruas Ataulfo Alves, Dolores Duran, Projetada 01, Projetada 02 e um trecho da rua Cantora Marinez.
Já no bairro Magano, serão dezenove localidades contempladas: Rua Pixinguinha, Rua Carlos Gomes (trecho), Rua Orestes Barbosa, Rua Lamartine Babo, Rua Flávio Rangel, Rua Rosa de Maio, Rua Flávio Cavalcante, Rua Paulo Sérgio, Rua Ascenso Ferreira, 1ª Travessa Ascenso Ferreira, Rua Otília Peixoto, Rua Valdemar Garibalde, Rua Amazonas, Rua Projetada 3, Travessa Ciro Monteiro, Rua São José dos Campos, Rua Vicente Celestino (trecho), Rua Wilson Urquiza (trecho) e a Rua São Luiz (apenas drenagem). O investimento no bairro será de R$ 1.826.430,23 (um milhão, oitocentos e vinte e seis mil, quatrocentos e trinta reais e vinte e três centavos).
No bairro Aluízio Pinto, serão contempladas com pavimentação as ruas: Francisca Amaral Tinô, Joseval Vicente da Silva, Travessa Belém, Tomaz Antônio Gonzaga, Tomé de Souza, Estácio de Sá, Frei Henrique Coimbra, Antônio de Almeida e Travessa Tomáz Antônio Gonzaga.

Militares do 71º BI Mtz destroem 400kg de explosivos durante Operação Dínamo II

Cerca de 400 quilos de explosivos foram destruídos pelo Exército no Sertão de Pernambuco, nas proximidades do município de Sertânia. Além do material, também foram destruídos 30 metros de cordel detonante e 30 espoletas, de acordo com o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Garanhuns. Medidas fizeram parte de operação realizada em mais de 20 municípios. Quase 20 empresas foram fiscalizadas, entre elas algumas clandestinas. O resultado da operação foi divulgado na manhã desta quarta-feira, dia 30.

Em Paranatama, 25 quilos de explosivo armazenado de forma irregular foram apreendidos em uma mineradora localizada às margens da BR- 423. “A documentação da mineradora estava atrasada. A empresa foi autuada e o estabelecimento fechado, só podendo voltar às atividades após responder pelo processo administrativo”, explica o subtenente Marcos Torres, do 71º BI Mtz.

As ações fizeram parte da Operação Dínamo II desencadeada pelo Exército em todo o território nacional, em parceria com a Polícia Federal. A finalidade é a de intensificar a fiscalização de explosivos e produtos correlatos, seguindo as Diretrizes para a Copa do Mundo de 2014, no eixo sobre este tipo de vistoria. A operação contou ainda com a participação das Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público.


Na última terça-feira, dia 29, mais de dois quilos de pólvora foram apreendidos pelo Exército em Jurema. Segundo o 71º BI Mtz a ação foi em cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedito pela Justiça, contra uma pedreira que estaria funcionando clandestinamente. Além da pólvora, vários componentes explosivos foram apreendidos.
O responsável pela pedreira clandestina foi conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, a fim de prestar esclarecimentos. Ele foi ouvido, autuado e responderá a um procedimento administrativo. (Com informações do G1 Caruaru)


Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba abrem 600 vagas para Soldados


A partir da próxima quarta-feira, 7 de maio, estarão abertas as inscrições para o concurso público da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba, destinado ao provimento de 600 vagas no Curso de Formação de Soldados.

Do total de oportunidades disponíveis, 520 são para o cargo de Soldado da Qualificação Policial Militar, sendo 494 para homens e 26 para mulheres. As outras 80 vagas são para Soldado da Qualificação Bombeiro Militar, onde 72 são para candidatos do sexo masculino e oito para o sexo feminino. Em ambos os casos, os profissionais serão lotados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Para participar do certame, que será executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o candidato deve ter entre 18 e 30 anos (completos no ano da matrícula no curso); ensino médio completo; idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo; aprovação nos exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física bem como na avaliação social; altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; dentre outros requisitos que podem ser conferidos no edital.

Durante a realização do Curso de Formação de Soldados, será concedida bolsa equivalente a um salário mínimo vigente. Após sua conclusão com aproveitamento, os aprovados receberão remuneração de R$ 2.548,16 que poderá ser acrescida de adicional por plantão extra remunerado até o valor de R$ 1.025,46, além de gratificações específicas decorrentes do exercício das funções.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 8 de junho de 2014, mediante preenchimento do formulário disponível no site www.ibfc.org.br e pagamento da taxa, no valor de R$ 70,00.

Serão realizadas cinco etapas para avaliar os candidatos: exame intelectual, exame psicológico, exame de saúde, exame de aptidão física e avaliação social. A aplicação do exame intelectual está prevista para o dia 27 de julho de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.

Este Concurso Público terá validade de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Pedro Corrêa ‘leva falta’ no Primeiro dia de Trabalho

Essa é destaque no Blog do Jamildo:

“A previsão de que o ex-deputado federal Pedro Corrêa, 67 anos, iria iniciar nesta terça-feira (29) o trabalho como médico radiologista na Clínica Armando Queiroz Monteiro, em  Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, não se concretizou. O ex-parlamentar, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no esquema do mensalão, não compareceu ao primeiro dia de trabalho.

Extraoficialmente, o comentário é que Corrêa está evitando o assédio da imprensa durante a jornada de trabalho, uma vez que todo o esquema para a saída do reeducando do Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho, a 44 quilômetros de Garanhuns, já estava organizado.

Há uma semana, o juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Luiz Rocha,  concedeu a permissão para o ex-deputado realizar trabalho externo – ele foi condenado ao regime semiaberto e deve cumprir sete anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a determinação judicial, Pedro Corrêa vai trabalhar de segunda a sexta-feira, das 8h30mim às 17h30mim, e aos sábados das 8 às 12h. Em conformidade com a legislação, o ex-parlamentar vai usar tornozeleira eletrônica para ser monitorado.

Desde que começou a se envolver com política, há 30 anos, o médico está afastado da profissão. Em uma enquete realizada pela Rádio Jornal de Garanhuns, quase 90% dos ouvintes responderam que não se sentiriam confortáveis em serem atendidos por um profissional envolvido com um caso de corrupção.

Segundo o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, Pedro Corrêa não fará atendimento ao público. Uma sala já está montada na clínica para o parlamentar iniciar as atividades, onde fará a leitura das radiografias.

O prefeito explicou que a diretoria da clínica ainda não recebeu o comunicado da Justiça para que o parlamentar inicie a labuta na instituição. A unidade de saúde funciona há 16 anos e as análises das radiografias eram feitas por médicos de Recife, via internet. Em média, 400 pacientes são atendidos diariamente na unidade de saúde. O deputado irá ganhar três salários mínimos, equivalente a R$ 2.172.

O Blog de Jamildo questionou o prefeito sobre a opinião dos moradores com relação à contratação de um ex-deputado condenado por corrupção. De acordo com Régis, a sociedade precisa repensar o modelo de ressocialização. “Se isso acontecesse não teríamos os presídios tão lotados, como estão hoje”, afirmou.

“Estou recebendo ele como médico e não, mensaleiro. Ele vai servir à população”, acrescentou o prefeito, que destacou durante a conversa a importância de inserir pessoas que cumprem medidas socioeducativas”. (Por Marcela Balbino, repórter do Blog. Foto: Diego Nigro/JC Imagem. Saiba mais. Acesse: http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/04/29/pedro-correa-leva-falta-primeiro-dia-de-trabalho/ )

terça-feira, 29 de abril de 2014

Armando Monteiro, João Paulo e Deputados visitam Iati e Caetés neste Domingo

O Senador Armando Monteiro (PTB), acompanhado dos deputados Federais João Paulo (PT) e Sílvio Costa (PSC) e do deputado Estadual Sílvio Costa Filho (PTB) visitará os municípios de Caetés e Iati no próximo domingo, dia 4 de maio.

A Agenda tem inicio em Caetés onde o Senador Petebista, e sua comitiva, serão recebidos pelo Prefeito Armando Duarte (PTB), vereadores e lideranças locais. O Blog manteve contato com o Prefeito de Caetés para confirmar a pauta a ser cumprida por Monteiro, todavia Duarte preferiu não confirmar a Agenda, mas a expectativa é que o pré-candidato ao Governo de Pernambuco almoce na “Terra de Lula”.

Depois da visita a Caetés, Armando Monteiro estará em Iati por volta das 15h. Na cidade Governada por outro Petebista, o Padre Jorge, o Senador, acompanhado dos deputados João Paulo, Sílvio Costa e Sílvio Costa Filho visitará uma série de obras que vem sendo realizadas com recursos do Governo Dilma Rousseff e contrapartida da Prefeitura.

Armando visitará as obras de construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Bela Vista; as obras de construção da Creche Municipal na sede de Iati e de uma Escola Modelo no povoado Tancredo Neves, o popular Quati. Também existe a expectativa que Monteiro conceda entrevista à Rádio local (87 FM) e participe de um encontro com lideranças comunitárias e políticas na residência do Prefeito Padre Jorge. 

“É com grande alegria que iremos receber o Senador Armando Monteiro e os deputados João Paulo, Sílvio Costa e Sílvio Costa Filho. Vamos percorrer algumas obras que vem sendo realizadas em Iati graças as felizes parcerias que mantemos com o Governo Federal”, registra o Padre Jorge.

A expectativa é que a Agenda das autoridades políticas em Iati seja encerrada por volta das 18h. Prefeitos de outros municípios da Região, a exemplo de Izaías Régis (PTB), de Garanhuns; Genivaldo Menezes (PT), de Águas Belas; Ronaldo Ferreira (PTB), de Brejão; e Danillo Godoy (PSDB), de Bom Conselho, também prestigiem a visita de Armando Monteiro a Iati.

Câmara de Brejão planeja realizar Concurso Público

De acordo com informações do Blog do Poeta, a Câmara de Vereadores de Brejão trabalha para realizar um Concurso Público naquele Poder, o primeiro em sua História.

Informações quanto a organizadora do Certame e quantidade de vagas oferecidas ainda não foram repassadas pelo Presidente da Câmara, o vereador Saulo Barros (PDT). 

A expectativa do Presidente é lançar o Edital já no próximo mês de maio. “Todos os trâmites legais estão sendo providenciados e em breve será divulgado oficialmente o número de vagas. Está na hora de realizar esse ato e será de grande importância para o município de Brejão”, registrou o vereador Saulo Barros, o popular Saulo Maruim, em entrevista ao Blog do Poeta.

Depois do anuncio por parte da Câmara quanto à realização do Concurso, a expectativa na Cidade é para a realização do Certame na Prefeitura de Brejão. É que em 2012, o Governo de Brejão, à época administrado pelo ex-prefeito Sandoval Cadengue (PSB), chegou a publicar um Edital e realizar inscrições visando o preenchimento de cerca de 300 vagas na Prefeitura. O Concurso foi suspenso pelo Tribunal de Contas e o atual Prefeito, Ronaldo Ferreira (PTB), devolveu o valor pago pelos candidatos no ato da inscrição, todavia, a necessidade de realizar o Concurso continua, com servidores contratados atuando em vagas de concursados. (Com informações do Blog do Poeta. Saiba mais, acesse: http://claudioandreopoeta.blogspot.com.br/ )  

Banda Eva, Asas da América, Trio da Huanna e muito mais no Lajefolia

Com o tema “A Alegria esta de volta na terra do Feijão”, o  Lajefolia 2014 promete. Com uma boa grade de atrações o tradicional evento do município de Lajedo deve reunir um grande público nas suas duas noites, 17 e 18 de maio.

Promovido pela Prefeitura do Município com o patrocínio dos deputados Vinícius Labanca e André de Paula, que devem contar com o apoio do Prefeito Rossine Blésmany (PSD) nas eleições de outubro próximo, o Evento traz os blocos ‘Sai do Whats Folia’; ‘Descolados’ e Canatubies e reúne um time de primeira linha no estilo micareta. Destaque para a Banda Eva, da Bahia; Asas da América e Trio da Huanna. 

A programação festiva ainda traz Ranieri & Banda, Ricardo França e a banda Pikap Turbinada. A Lajefolia acontece na Rua Pacheco de Medeiros, bairro do Socorro, e no Palco a ser montado na Praça de Eventos da Cidade. 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pedro Corrêa começa a Trabalhar na Clinical Armando Monteiro nesta Terça

Condenado a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do mensalão, o ex-deputado federal Pedro Corrêa deverá começar a trabalhar na Clinical Armando Q. Monteiro, aqui em Garanhuns, amanhã, dia 29, usando uma tornozeleira eletrônica.

A permissão para trabalho externo foi concedida pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A Clínica é mantida pela Associação Comercial de Garanhuns e fica distante 36 quilômetros de Canhotinho, onde Corrêa cumpre pena desde o início do ano.

IZAÍAS COMENTA - A vaga de radiologista foi viabilizada pelo Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), membro e ex-presidente da Associação Comercial. Em entrevista ao Correio do Estado, o Prefeito disse conhecer "muito pouco" o ex-deputado, mas afirmou ter contato com Fábio, um dos filhos de Corrêa. "Foi o filho dele que falou comigo para eu arranjar um espaço para ele porque ele está bem pertinho daqui", afirmou Régis, por telefone.

"Não vejo nada demais em uma pessoa trabalhar. Ele vai cumprir o trabalho dele, que é melhor que ficar sem fazer nada dentro de uma penitenciária, principalmente as penitenciárias brasileiras que não recuperam ninguém", disse o Prefeito.

De acordo com Izaías, Pedro Corrêa não terá contato direto com pacientes. Ele fará os laudos das radiografias, que, desde 1998, quando a Clínica foi aberta, eram feitos por radiologistas no Recife, que recebiam os exames via internet.


Ainda segundo o Prefeito, Corrêa trabalhará seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, e receberá mensalmente três salários mínimos (R$ 2.172). Após o trabalho, ele terá que dormir na penitenciária. O ex-deputado tem direito a 35 saídas por ano. (Com Informações do Correio do Estado)

Governo Izaías promove Festa do Trabalhador

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, promove no dia 1º de maio, a Festa do Trabalhador. No feriado, a população poderá conferir a Corrida do Trabalhador, a partir das 7h, e durante todo o dia, uma série de atividades serão realizadas.

As inscrições para a Corrida do Trabalhador seguem abertas. Os interessados devem se dirigir a Diretoria de Esportes, localizada no Parque Euclides Dourado, das 8 às 14h até a próxima quarta-feira, dia 30, munidos de carteira de Identidade e preencher a ficha de inscrição.

Todos os inscritos receberão medalhas de participação e o primeiro lugar das categorias infanto-juvenil (de 7 a 11 anos e de 12 a 15 anos), aberto (16 a 39 anos) e máster (acima de 40 anos), ganharão prêmios. A camisa do evento, com a numeração de cada competidor, só será entregue no dia da corrida, na concentração em frente ao Parque Euclides Dourado. Antes da largada, os participantes farão exercícios de alongamento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO TRABALHADOR 2014:

(Local: Parque Euclides Dourado)
7h - Orquestra Manoel Rabelo
Concentração para a Corrida do Trabalhador

9h – Espaços Institucionais com informações e serviços

(Apresentações Culturais)
9h30mim – Reisado Unidos com Alegria
Contação de Histórias
Show de Mamulengos

(Shows/Palco)
14h30mim – Breakdance
15h – No Clear
16h – A Nata
17h – O Bom Kixote

71º BI Mtz participa de operação de Fiscalização de Explosivos

O Exército Brasileiro iniciou nesta segunda-feira, dia 28, a Operação Dínamo II em todo o Território Nacional. A atividade tem como principais objetivos intensificar a fiscalização de explosivos e produtos correlatos, bem como evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas físicas, além de colocar em prática o Eixo 10 das diretrizes para os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, que trata da fiscalização de explosivos e produtos correlatos.

A Operação Dínamo II trata-se da maior operação centralizada de fiscalização de explosivos do País, sendo coordenada pelo Exército Brasileiro, envolvendo mais de 300 Organizações Militares e conta com a participação dos Órgãos de Segurança Pública e de Agências Governamentais das esferas federais, estaduais e municipais. 

Durante as fiscalizações são verificados vários itens, abrangendo, principalmente, as atividades de fabricação, comércio, utilização e armazenamento, tais como: se o detentor do material está autorizado pelo Exército; se o material está bem acondicionado; se as quantidades existentes são as estabelecidas na autorização; se o tipo de material é o que está previsto na autorização; se o local possui os requisitos exigidos na área de segurança; se a documentação encontra-se em dia; se há pessoal habilitado para o exercício da sua atividade; entre outros.

O 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado aqui em Garanhuns, participa da operação na sua área de responsabilidade, que abrange o Agreste Meridional e parte do Sertão Pernambucano, com atuação nas cidades de Garanhuns, Belo Jardim, Caruaru, Paranatama, Salgueiro, Serra Talhada, Jurema, Itacuru, Tacaratu, Ipubi e São Bento do Una, dentre outras. (ASCOM 71º BI Mtz) 


Ginástica Cerebral é apresentada em Garanhuns

Nesta quarta-feira, dia 30, será lançado em Garanhuns o livro “Ginástica Cerebral”, do engenheiro químico Carlos Maurício Prado. O Evento acontece em dois momentos no auditório do Garanhuns Palace Hotel. O primeiro a partir das 15h e o seguindo com incio previsto para as 19h.  Ainda durante a apresentação, o Autor ministrará oficinas práticas gratuitas quanto a técnicas da prática.

“São 32 exercícios simples de apenas um minuto, para todos os tipos de dificuldade: memória, concentração, autoestima, rapidez de raciocínio, clareza mental, aprendizado. Qualquer pessoa pode praticar os exercícios: crianças com dificuldade escolar, adolescentes para não dar branco na hora da prova, adultos que estejam estressados e com baixo rendimento no trabalho, idosos para manter a mente lúcida e em forma, prevenindo Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer”, explicou Carlos Maurício.

Assaí Atacadista inaugura loja em Garanhuns nesta Quinta


Prefeitura de Capoeiras republica Edital de Concurso com 86 Vagas

A Prefeitura de Capoeiras divulgou o edital republicado do Concurso Público 001/2014, no qual constam 86 vagas de nível fundamental, médio/ técnico e superior para provimento efetivo. A organização do certame é do Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnológico (IDEST) e do total de vagas, 10 são para pessoas com deficiência.

As oportunidades visam atender as áreas administrativa, de saúde, educação, assistência social e de infraestrutura do município e estão distribuídas da seguinte forma:

- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Educacionais (9 + 1 PNE), Auxiliar Administrativo (3 + 1 PNE), Auxiliar de Serviços Gerais (10 + 1 PNE), Guarda Municipal (3), Motorista I (2) e II (2), Gari/ Margarida (3).

- Nível Médio/ Técnico: Professor de Ensino Fundamental I (9 + 1 PNE), Técnico em Enfermagem (3), Técnico em Enfermagem PSF (6 + 1 PNE), Atendente de Consultório Dentário PSF (2 + 1 PNE) e Orientador Social (4 + 1 PNE).

- Nível Superior: Professor para as disciplinas de Educação Física (2 + 1 PNE), Biologia (1), Letras - Português/ Inglês (2), História (1), Geografia (1) e Matemática (1), Psicólogo (2), Enfermeiro PSF (6 + 1 PNE), Odontólogo (3 + 1 PNE) e Assistente Social (1).

As inscrições devem ser realizadas através do site http://www.portalidest.com.br/concurso/capoeiras14/, até o próximo dia 18 de maio e custam R$ 40; R$ 65 e R$ 80, para os níveis nível fundamental, médio/ técnico e superior, respectivamente. Há salários de R$ 724,00 a R$ 2.000,00 para jornadas semanais de 20h, 30h e 40h, e no caso de Professores, de 150 horas-aula.

Polícia Rodoviária inscreve para Concurso até a próxima Quarta

As inscrições no concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF) continuam abertas até a próxima quarta-feira, dia 30 de abril, através do site http://www.funcab.org/ . São 216 vagas para o cargo de agente administrativo (nível médio), 12 delas para Pernambuco. A taxa de participação é de R$ 60. 

Os vencimentos básicos para os agentes administrativos são de R$ 2.043,17, porém há o acréscimo referente à avaliação de desempenho do servidor, quantia que pode variar entre 1.521,60 e R$ 1.902. Ou seja, a remuneração pode chegar a R$ 3.845,17.


A prova objetiva será composta por 60 questões, divididas entre as disciplinas Língua Portuguesa, Ética e Conduta Pública, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos, Legislação relativa à PRF, Informática, Arquivologia e Direitos Constitucional e Administrativo. As avaliações estão marcadas para o próximo dia 25 de maio.


Protestos Interditam BR-423, em Lajedo. PRF estima 50km de lentidão

Um protesto interditou na manhã desta segunda-feira, dia 28, o quilômetro 61 da BR-423, no perímetro urbano de Lajedo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estimou cerca de 15km de congestionamento em cada sentido da rodovia.

Ainda de acordo com a PRF, cerca de 500 pessoas estiveram no lugar. Os moradores atearam fogo a pneus e solicitam lombadas físicas na estrada, segundo a Polícia. "Os manifestantes disseram que, após o asfalto ser colocado, as lombadas antigas foram retiradas. Eles pedem as lombadas de volta devido a acidentes no lugar", informa o Policial Rodoviário Regiglecio Almeida.

Em nota, a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou ao G1 que já enviou para empresa contratada a relação dos trechos que devem ter as lombadas físicas reinstaladas. A previsão é de que o serviço seja concluído em até dois meses.

NOVO PROTESTO - Outro protesto congestiona aproximadamente 25km de cada sentido da BR-423 em Lajedo, segundo estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O bloqueio no quilômetro 61 já foi liberado, porém, cerca de 200 dos 500 manifestantes interditam o quilômetro 60, também ateando fogo a pneus. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão no local. (Com informações do G1 Caruaru e Fotos: Danilo César/ TV Asa Branca)




CANDIDATO DO PREFEITO: Nome de Zaqueu é defendido por fortes aliados de Izaías

No que depender da maioria dos vereadores que integram a Casa Raimundo de Moraes, o vereador Zaqueu Lins (PDT) será o candidato a Deputado Estadual do prefeito Izaías Régis (PTB). Só na última semana, Lins recebeu a adesão dos vereadores Audálio Ramos Filho (PSDC); Sílvio Sabino (PSC) e Nelma Carvalho (PR), além da garantia de apoio velado de outros dois companheiros de Câmara.

Em contato com o Blog, o vereador Sílvio Sabino, que lidera a Bancada Governista na Câmara, revelou que o “candidato deve ser Zaqueu” e complementou “se não for ele, será um nome de Garanhuns”, já que existe a possibilidade do PDT vir a apoiar Paulo Câmara (PSB) ao governo do Estado, o que inviabilizaria a postulação do pedetista.

Recentemente, o vereador Gersinho Filho (Solidariedade), que também se apresenta como pré-candidato a Deputado Estadual e espera contar com o apoio governista, chegou a postar em seu Blog e no facebook que também tem ao seu lado companheiros de Câmara. Cogita-se que Gil PM (PRB), Luzia da Saúde e Haroldo Vicente (PROS) são simpáticos a candidatura do jovem Vereador. Ainda na Câmara, o vereador Sivaldo Albino (PPS) se coloca como pré-candidato, mas como é oposicionista, não deve contar com outros parlamentares em seu projeto estadual.

Entrevistado pelo Blog, Zaqueu considerou que o apoio declarado por Audálio, Nelma e Sílvio é importante e se configura como motivo de alegria, demonstrando a amizade, o reconhecimento ao seu trabalho e a relação que mantém com os demais vereadores. Ao comentar a possibilidade de vir a ser o candidato “do Grupo” do Prefeito Izaías, Lins foi cauteloso. “Vamos esperar a definição do meu partido, o PDT, que pode até indicar o Vice na chapa de Armando Monteiro (possivelmente o Deputado Federal Paulo Rubem Santiago). No próximo dia 6 teremos uma reunião que deverá definir a posição do PDT”, pontua.

Indagado pelo Blog quanto à possibilidade de não vir a ser o Escolhido, se mesmo assim apoiaria o nome definido por Régis, o Pedetista foi direto. “Apoio! Preferimos apoiar um candidato de Garanhuns, mas se for de fora, vamos estudar a candidatura, ver os prós e os contras”, registrou Lins, talvez se referindo a Romário Dias.

RACHA NO GRUPO – No contato com o Blog e ao ser indagado sobre a possibilidade do ‘ungido’ ser o ex-prefeito Silvino Duarte (PTB), o líder do Governo na Câmara, o vereador Silvio Sabino disparou: “se for ele eu não apoio e também serei candidato”, alertou, dando mostras que caso a decisão de Izaías recaia sobre Silvino ou Aurora haverá um racha na Base Governista, o que pode prejudicar a governabilidade da Gestão Municipal.  

Já Zaqueu é mais cauteloso e prega a união do grupo mesmo que o escolhido seja o Ex-prefeito. “Se Ele (Silvino) for o candidato do Grupo, do consenso, eu apoio. A tendência é que tenhamos 10 ou 11 vereadores juntos defendendo a candidatura do grupo. Se for Silvino ou outro candidato nós estaremos todos juntos”, concluiu Zaqueu.

OUTROS NOMES - Enquanto isso, nomes como o de Fernando da Iza (gerente da loja de calçados de Izaías) e do presidente da CDL/Garanhuns, o empresário Fernando do Couto Soares, ‘correm por fora’ pela indicação de Régis. Vale ressaltar que eles jamais se pronunciaram publicamente sobre a possibilidade. Alheio a discussão local, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Romário Dias (PTB) também é cogitado para contar com a bênção de Régis na disputa por uma vaga na ALEPE.

Informações veiculadas na imprensa dão conta que o Prefeito Izaías Régis vai anunciar o nome do Escolhido no próximo dia 23 de maio, por ocasião do evento Pernambuco 14, promovido pelo PTB e que contará com as presenças do senador Armando Monteiro e do deputado Federal João Paulo. 

Mães de alunos denunciam paralisação no serviço de Transporte Escolar em Garanhuns

A Rádio Jornal Garanhuns vem prestando relevantes serviços à população através do quadro Sala do Povo, que proporciona a participação dos ouvintes por meio de ligações telefônicas e do Painel Interativo, quando a comunicação se dá pela Internet.

No quadro que integra o Programa Ronda Policial, apresentado diariamente pelo radialista Eduardo Peixoto, o ouvinte pode elogiar, parabenizar um familiar aniversariante, reclamar e fazer denúncias sobre dificuldades vivenciadas em sua rua e no seu bairro, no atendimento da saúde e nos serviços essenciais a população, como o fornecimento de energia elétrica e o abastecimento d´água. Na maioria dos casos, o próprio Radialista intermedia a solução do problema junto ao Órgão responsável, o que agrada o ouvinte e faz com quem cada vez mais pessoas procurem a Rádio para resolver os seus problemas.

Nesta segunda-feira, dia 28, o Quadro que vai ao ar por volta das 7h, trouxe a participação de mães de alunos que residem na zona rural de Garanhuns. Segundo uma das participantes, os motoristas que prestam serviços de transporte escolar à Prefeitura não estão transportando os alunos, pois, segundo ela, o Governo de Garanhuns deixou de efetuou o pagamento dos serviços. “Minha filha tem prova hoje e vai perder”, registrou uma das Mães que reside no Sítio Buraco D´água, em tom de revolta. Já numa nova participação, outra Mãe que se identificou como moradora do Sítio Papa Terra, também alertou que o serviço vai faltar pelo mesmo motivo: falta de pagamento aos motoristas. “Eles (os motoristas) vão até hoje. Se não receberem vão parar também”, revelou a Mãe, que informou que os transportes serão ou estão paralisados nas localidades Papa-terra, São Vicente, São Pedro e Garanhuns.

 “Alô povo da Prefeitura o que esta acontecendo? Os estudantes estão perdendo aula sem transporte na zona rural!”, chamou a atenção Eduardo, complementando que o pagamento do serviço é repassado a uma empresa terceirizada pela Prefeitura e se comprometendo em buscar uma resposta junto a Prefeitura quanto a solução do problema.   

Para participar da Sala do Povo é fácil, basta ligar 3762-7244 ou acessar www.radiojornal.com.br. “Aqui a sua voz vai mais longe e chega a quem precisa ouvir”, esse é o lema da Rádio Jornal, que segue prestando relevantes serviços à população do Agreste Meridional.

domingo, 27 de abril de 2014

OPORTUNIDADES: 770 vagas de Cursos Profissionalizantes Gratuitos em Garanhuns

O Governo de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), informa que estão abertas as inscrições para preenchimento de 770 vagas em 17 cursos profissionalizantes.

Para realizar a pré-matrícula nos cursos, os interessados devem se dirigir a Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo, até a próxima terça-feira, dia 29, das 8 às 17h, munidos de xerox de CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, encaminhamento do CRAS do bairro em que reside e número do NIS.

As aulas terão início no dia 12 de maio e serão ministradas na Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco de Garanhuns (UAG/UFRPE) e no Centro de Apoio e Integração da Criança (CAIC), no período noturno.

CONFIRA OS CURSOS, VAGAS E PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

- Balconista de Farmácia - Carga Horária: 240 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo/ 30 Vagas.

-Agente de Alimentação Escolar - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo/ 60 Vagas.

-Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo/ 60 Vagas.

-Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Intermediário – Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto/ 60 Vagas.

-Auxiliar de Crédito e Cobrança - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto/ 60 Vagas.

-Auxiliar de Recursos Humanos - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto/ 60 Vagas.

-Auxiliar de Tesouraria - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto/60 Vagas.

-Operador de Caixa - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto/ 60 Vagas.

-Operador de Supermercados - Carga Horária: 200 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto/ 60 Vagas.

-Promotor de Vendas - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto/ 30 Vagas.

-Jardineiro - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto/ 30 Vagas.

-Padeiro - Carga Horária: 200 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto/ 20 Vagas.

-Agricultor Familiar - Carga Horária: 200 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto/ 60 Vagas.

-Bovinocultor de Leite - Carga Horária: 200 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto/ 30 Vagas.

-Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto/ 20 Vagas.

-Viveirista de Plantas e Flores - Carga Horária: 160 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto/ 30 Vagas.

-Auxiliar de Cozinha - Carga Horária: 200 horas/ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto/ 40 Vagas.